Colaborador tá dando trabalho? Não realiza suas funções? Chega atrasado? O Regimento Interno e o Plano de Cargos e Salários são fundamentais nessa hora. pois o Capital Humano é fundamental para o desenvolvimento da empresa e é seu principal cartão de visitas e é o setor de Recursos Humanos que cuida dele.
Departamento de Recuros Humanos
O RH (Recursos Humanos) de sua empresa é responsável pela definição dessas normais, que devem possuir as definições claras de cada função, requisitos e competências para um exímio desempenho de suas tarefas, irão regulamentar a organização e os colaboradores, como faltas, relacionamento interpessoal da equipe, entre outras questões necessárias ao bom funcionamento da empresa.
Com esses documentos bem elaborados em mãos, é possível penalizar sim o colaborador que ferir as normas pré estipuladas, também é possível uma rescisão por justa causa, que é uma situação bem complexa, e por isso deve ser feito tudo dentro dos conformes para que “o feitiço não virar contra o feiticeiro”.

Uma visão simplória do empregador, de que o funcionário sempre tem razão, é um dos fatores que faz com que temamos cada vez mais uma desqualificação maior na mão de obra. Por isso, é de suma importância o papel do contador para auxiliar as empresas nesses casos.
Nosso país busca alcançar o nível de país desenvolvido, e o contador tem um dos papéis mais importantes nesse sentido, em tornar as empresas cada vez mais transparentes e com um potencial econômico-financeiro realmente bom.
Outro ponto é a grande rotatividade de mão de obra, que torna o Departamento Pessoal um setor que gera muitos custos a empresa, por isso, encontrar uma forma de reduzir esses custos é essencial para aumentar seu potencial e sua lucratividade.
Se sua empresa não possui um departamento de Recursos Humanos, verifique com seu contador para terceirizar esse setor, facilitando assim o desenvolvimento de sua empresa